quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Santíssimo e Dulcíssimo Nome de Maria



12 de Setembro
Santíssimo Nome de Maria


Missa votativa do Santíssimo Nome de Maria

ANTÍFONA DE ENTRADA
Salvé, Santa Mãe, que destes à luz o Rei do céu e da terra.

ORAÇÃO COLECTA
Deus de bondade infinita, cujo Filho Unigénito, ao morrer na cruz, nos quis dar como nossa Mãe a Virgem Santa Maria, que Ele escolhera para Sua Mãe, fazei que, pela invocação do seu nome, sintamos o auxílio da sua materna protecção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Venha, Senhor, em nosso auxílio o Vosso Filho feito homem; Ele, que ao nascer da Virgem Maria, não diminuiu, antes consagrou a integridade de sua Mãe, nos purifique das nossas culpas e Vos torne agradável a nossa oblação. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO
Bendita seja a Virgem Maria
Que trouxe em seu ventre o Filho de Deus Pai.

 ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos alimentastes neste sacramento celeste, fazei que.celebrando com alegria a festa da Virgem Santa Maria, imitemos as suas virtudes e colaboremos generosamente no mistério da nossa redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus connosco, na unidade do Espírito Santo.


O Nome  Maria

Sabemos que Deus Se compraz com os antagonismo e n’Ele  os opostos e contradições se completam. Assim, o “Alegra-te !” de São Gabriel não está em desarmonia com o nome de Maria que em hebraico significa “ AMARA AMARUM MARE”, isto é, um “ Mar Amargo”! Esta opinião adquiriu valor não só pela etimologia mas também pela realidade história que nos demonstra a amargura imensa deMaria. A Sua vida foi um verdadeiro mar de amargura. Disso Ela já estava ciente quando da Anunciação, pois bem conhecia as profecias raferentes ao “Messias Sofredor”, ao “Servo de Iahweh” (Is. 42,1-9; 49,1-6; 50,4-11; 52,13-53,12). Foi precisamente olhando paraVossa Palavra” (Lc 1,38).
                Contudo esta etimologia não é a única que nos qualifica a dignidade de Nossa Senhora. Em sírio-caldaico o nome de MARIA significa “SENHORA”. Realmente foi constituída Senhora do Universo desde o momento daEncarnação, já que é a Mãe do Rei dos reis e Senhor dos que dominam. Não só os escritores eclesiástico e a liturgia A chamam de “Senhora”, mas também na linguagem vulgar do povo A invoca como “NOSSA SENHORA” (  cf. Meditando las Liturgias, Dr. Pe. M. De mondreganes, pg. 20 ).
                Outros Doutores da Igreja afirmam que o nome de MARIA significa “ESTRELA DO MAR”. Comenta assim Stº Tomás: «Porque só ela conjurou a maldição, trouxe a benção e abriu a porta do paraíso, por este motivo tem o nome de «MARIA», que signifca «Estrela do Mar«; como a estrela orienta ao porto os navegantes, assim Maria dirige os cristãos à glória.» ( Sobre a Avé Maria.1c, p 185 ).
                Noutra parte desta obra omesmo autor dá ao Nome de Maria outro significado que não está em contradição com este: «Com razão Lhe cham «MARIA» quequer dizer «ILUMINADA»: O Senhor encherá a Sua alma» diz Isaías 58,11. Significa ainda :«ILUMINADORA DE OUTROS», em referência ao mundo inteiro. Também A comparam com a luz em relação ao sol» ( Sobre a Avé Maria. A, c, p. 182 ). Maria foi iluminada pelo Filho de Deus e pelo Espírto Santo e por isso ilumina todos os crentes.
                São Boaventura assemelha-A àquela coluna de fogo que, com os seus resplendores, guiava o povo israelita pelo deserto ( Ex. 13, 21).


                As propriedades deste NOME

                O nome recebe o seu valor da pessoa que o leva. Por isso só na SS.ma Virgem este nome atingiu o seu pleno signifcado. Poderíamos pergntar-nos: Quais são as suas propriedades? Por estar intimamente relacionado com o Deus Trino, poderíamos responder que são três:

a)      Em relação ao ETERNO PAI o Seu Nome é Santíssimo

Foi o Pai quem deu este Nome à Sua Filha dilecta e conforme atesta o Evangelho apócrifo de S. Tiago do séc. II e Mateus do séc. VI.  Este  Nome supera todo o nome, excepto o de Jesus. É um Nome Santíssimo em razão de quem O impôs e de quem o recebeu. Quando Deus dá um nome, este caracteriza a parte essencial da pessoa que o traz. A própria Escritura atesta que «a pesso é o que o seu nome indica» ( 1Sam. 25, 25 ). Assim impôs a vontade de Deus este Nome para honrar a Mãe do Seu Verbo. Ao honrarem a pessoa estão a honrar simultaneamente o Seu Nome. Na verdade o fazem cada vez que alguém pronuncia amorosamente um «AVÉ MARIA».

                b) Em relação ao FILHO o Seu Nome é de Misericórdia

                Citanto a Tradição da Igreja vemos que o Nome de Maria é de «Misericórdia». Por exemplo:
                S. Pedro Canísio SJ afirma que Maria significa «pluvia temporanea maris»: chuva que vem do mar e qe cai no tempo oportuno», ou então quer dizer: «graça, consolação, alívio e misericórdia» (cfr.Lib.1, cap.1 ).
                S. João Damasceno afirma que este nome significa «Abyssus gratiae», que significa: «Absmo de Graça» (cfr.Orat.2, de Ass). São João Crisóstomo diz qu ekee quer dizer: «Imenso mar de Misericórdia» ( Cfr. In Hor.Ani ) e Santo pifânio explica-o como «Spes Maris» isto é: «Esperança dos que viajam pelo mar tempestuoso« (cfr. Tract. da Laud. Virg ).

                c) Em relação ao ESPÍRITO o Seu nome é Dulcíssimo

                Afirma um livro de piedade: «Quando igo com devoção MARIA o céu se regozija, a terra se admira, ocoração se dilata, foge a tristeza e aumenta a alegria, se recupera o ânimo e goza a ala de inefável doçura» ( Meditando las Liturgias, Dr. Pe. M. De Mondreganes OFM ). Diz a Igreja na Antífona Mariana: «Ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce sempre Virgem Maria».
                                                                                          Pe. Carlos José de Jesus, OCR, ‘AVÉ MARIA’


LADAINHA DO  SANTÍSSIMO NOME DE MARIA:  

NOVENA AO DULCÍSSIMO E SANTÍSSIMO NOME DE MARIA:

TRÍDUO  DO SANTÍSSIMO NOME DE MARIA: 

OS 5 SALMOS DO SANTÍSSIMO NOME DE MARIA:

ORAÇÕES AO SANTÍSIMO NOME DE MARIA: 

               

http://reporterdecristo.com/santissimo-nome-de-maria-significados-segundo-santo-alberto-o-grande/

 http://obrademariabrasilia.com/?p=8079

 LIVROS:

 Maria de Ágreda,’ MÍSTICA CIDADE DE DEUS’ – Livro 1, Capítulo 22



Maria Valtorta: ‘ O EVANGELHO COMO ME FOI REVELADO’ – Volume 1 , Capítulo 5


Ana Catarina Emmerich, ‘ INFANCIA DE N.S. JESUS CRISTO E VIDA DA VIRGEM MARIA SUA SANTA MÃE´- Capítulo Terceiro

 Santo Afonso Maria de Ligória, ‘GLÓRIAS DE MARIA’ Parte I – Capítulo X

Pe. Gobby, Livro Azul “AOS SACERDOTES, FILHOS PREDILECTOS DE NOSSA SENHORA”, Mensagens de 12 de Setembro de 1975 e 1991. 

( Imagens retiradas dos blogs Iniciação Cristã de Crianças, Thesauro Pecum e Spe Deus. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário